sábado, 10 de maio de 2014

Bom Dia Alentejo, aldeia de Cunheira, Topónimo de Cunheira, a cunha que lhe era aparecida

 
 
Julgo este blogue ter lido, alguns tempos atrás, Cunheira, "Quanto ao topónimo pensa-se que poderá estar relacionado com a existência de coníferas". E se a memória a este espaço a ele não lhe falha, ela até julga que foi no site da Câmara Municipal de Alter do Chão, que lá, ela lá lhe deu a olhada.
Mas pode não ser. Topónimo pode não ser bem assim. O da ditosa aldeia na terra desta maravilhosa Alter do Chão. Venham daí malta…

Dicionários de Língua Portuguesa atribuem ao termo “cunheira” o seguinte significado: “fenda aberta numa pedra que a há-de rachar”, que naturalmente, nada tem a ver com a raiz etimológica do topónimo.
No entanto revestem-se de certo interesse as informações que o Dr. Alberto António da Rosa, médico em Almeirim e natural da Cunheira, deu a propósito da sua terra ao Prof. Alexandre de Carvalho Costa e que este regista no seu livro Lendas e Historietas Populares, e que com a devida vénia se transcreve:
“Supõe-se que o nome Cunheira se deve ao seguinte: Toda aquela região foi outrora uma densa floresta e, não sei porquê, construíram ali uma casa para guardarem as ferramentas utilizadas no desbaste das árvores. Desses utensílios faziam parte os célebres cunhas que deram o nome à casa o nome de Cunheira.”
Fonte: Dicionário Enciclopédico das Freguesias de Portugal, pag.641
Foto: http://i.ytimg.com/vi/djyPN0d64Lg/0.jpg

Bom Dia Alentejo!