quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bom Dia Alentejo, Alpalhão, que lá na Nossa Senhora da Redonda, Segunda-feira da Pascuela, Povo come o borrego no campo

 

É tradição ir "comer o borrego" ou "comer o chibo" ao campo em segunda-feira de Pascuela e assistir á romaria de Nª. Sr.ª. da Redonda
Há em Alpalhão quem se chame Maria da Redonda, o que revela a importância da Senhora da Redonda para a comunidade.
É revelador e é bonito, daí que se espere sempre uma grande festa pela Senhora da Redonda, a coisa de uns três quilómetros da vila.
Ali encontrámos, cedo ainda, famílias a almoçar, porque a missa é cedo.
As mesas estão postas e há mesas de pedra para acolher as famílias em toda a Tapada da Senhora da Redonda que circunda a zona da capela. Capela bonita, por sinal, com azulejos na capela-mor e tecto a merecer a atenção.
Boa a intenção de forrar de azulejos a meia altura toda nave mas o resultado é mais do que duvidoso.
A imagem da Senhora da Redonda causa admiração por duas razões. Primeiro porque se esperaria uma imagem maior e depois ouve-se sempre dizer "tão pequenina e tão bonita". A segunda razão que causa admiração só aos forasteiros menos conhecedores de Alpalhão prende-se com a quantidade de ouro que a imagem apresenta.
Ora se estamos em Alpalhão e se Nossa Senhora é feminina só podia ter ouro, muito ouro.
Hoje é muito menor o número de famílias que fazem questão de ir comer à Senhora da Redonda, se bem que ninguém falte durante a tarde à festa.
Mas há ainda muitas famílias que fazem questão de manter a tradição, e como há um amplo leque geracional nessas mesmas famílias, convencemo-nos que a tradição ainda está para durar.
É também da tradição convidar para comer quem chega, de modo que se for sem merenda não deve ter problema.
Nota: Para evitar a acção de ladrões e outros meliantes todos os objectos de valor foram retirados da igreja e guardados em local seguro, apenas regressando a igreja no dia da romaria.
Fonte: Jornal Fonte Nova, Portalegre
 

Bom Dia Alentejo!