terça-feira, 8 de julho de 2014

Bom Dia Alentejo, a Lenda do Vale do Peso, Vale do Peso, a terra navega na Cidade do Peso

 Em http://aletradeumalentejo.blogspot.pt/search?q=Rodo#.U7rbsU1OVdg amigos meus do mundo, já se lhe tinha dado, a origem do Vale do Peso. Uma aldeia nas terras alentejanas do concelho do Crato.
Hoje lhe daremos mais qualquer coisa, a dar seguimento a uma Lenda de José Leite de Vasconcellos.
Uma tradição assegura, a terra do Vale do Peso está assente sobre as ruínas de uma outra povoação, a que se chamou  a “cidade do Peso”.
 
O nome vem assim no tempo de uma pedra em forma de airosa, que na sua configuração fazia lembrar um peso antigo…
Sobre o atrás deixado, sobre a “cidade do Pezo”, o Reitor Cura Jozé Nunes Fidalgo, na terra do Val do Pezo, a 5 de Outubro de 1759, nas Memórias Paroquiais, ele que lá escreveu “…antigamente se chamava = a cidade do Pezo, segundo a tradisão vulgar, que nesta freguezia se conserva, tomando o nome de hũa formoza, e bem paresida pedra, a qual existe junto desta aldea já quebrada, porque em a sua circumferencia tem a ambisão dilligenciado com profundas cavas encontrar os trezouroz, que ahi suppoem oz naturaes, que ficarão ócultoz na destruisão da cidade; porem não consta que se tenhão encontrado, mais, que ruinas de mayor povoasão da que hoje se conçerva, e se ignora totalmente o tempo da sua antiga existencia, e destruisão”.
Fonte: [ANTT, Memórias Paroquiais, vol. 38, nº 52, pp. 275 a 280]