segunda-feira, 6 de abril de 2015

Bom Dia Alentejo, São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho, Alandroal, a prata e o ouro que abalava


São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal.
Constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada aqui, ela nasce por causa das antigas minas. Esta terra chama-se Mina do Bugalho, o seu topónimo assim se pensa, havia aqui muitos minérios, por isso, amigos meus, se construíram minas.
Esta gente rude, esta gente que vivia debaixo da terra, estes mineiros, eles viviam, eles moravam na herdade do Bugalho. Que primeiro lá construíram casas e formaram uma aldeia, uma terra, com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados, amigos do mundo, era a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.

O minério explorado era assim para exportação e servia ele também, ele, para segurar as necessidades do país.
Estes minérios e estas pratas ou lá ouros, eles deixaram de ser explorados, entenderam que já não valia assim a pena, vai assim a fazer mais ou menos uns cem anos.
A parte antiga desta graciosa aldeia, ela situa-se num vale, de onde, a vista ou lá olho, pode ver um imponente Palacete, terras de um hotel, onde viviam nele, os donos e os engenheiros das minas também.
Esta parte antiga, formada ela por diversas ruas e largos, mas o largo Principal, o coração destas vidas, destas gentes, Largo de São Brás denominado, local onde se localiza o grandioso Arco, onde se pesava o minério.