terça-feira, 28 de abril de 2015

Bom Dia Alentejo, Cabeço de Vide, O Cruzeiro de Castelo de Vide, Espírito Santo a diz presente que na terra da Fronteira


O cruzeiro de Cabeço de Vide, ou do Espírito Santo, ergue-se diante do pequeno templo da mesma invocação, que também deu nome ao largo onde se situa.
Uma obra do séc. XVI, e como relata Luís Keil é composta por "uma coluna simples de mármore, assente sobre quatro degraus de forma rectangular, com capitel sobre o qual está uma cruz de braços largos, com a imagem de Cristo de um lado, e do outro, Nossa Senhora da Piedade, sobrepondo-a a pomba simbólica do Espírito Santo".

O cruzeiro assenta num soco de três degraus quadrados, de arestas boleadas e é composto por coluna da ordem toscana: base moldurada, coluna de fuste cilíndrico liso, e capitel formado por coxim simples e ábaco quadrado.
No caso presente, o coxim é decorado com estrias ou caneluras. Sobre o capitel destaca-se a cruz, pateada, de perfil achatado e braços largos. Na frente e no verso do braço inferior estão figurações de Cristo e da Pietá, sendo ambas encimadas por uma pomba, representação do Espírito Santo, rematando o braço superior da cruz.

Apesar do carácter renascentista do conjunto, patente na utilização de uma ordem romana, as esculturas são consideravelmente arcaizantes, submetendo a composição a regras medievais (como se pode ver na Pietá, onde a Virgem é maior que Cristo).
Note-se ainda o tratamento pouco fluido dos panejamentos, o talhe mais superficial, recordando o trabalho na madeira, e o carácter monolítico das figuras, denotando obra de factura regional e menos sofisticada, embora plena de sentimento.
Fonte: Direção-Geral do Património Cultural