segunda-feira, 13 de abril de 2015

Bom Dia Alentejo, A Pedra da Alçada, Santiago Maior chega ao céu, Aldeia de Pias, a pedra é do galo

 
“Pouco se sabe sobre a Pedra Alçada, ainda há quem julgue que possa ser um menir erigido no Neolítico, mas tudo aponta para que seja um afloramento natural, (in - Carta Arqueológica de Alandroal), constituído por duas rochas graníticas, sobrepostas uma na outra e que na sua base atinge os 6m. de diâmetro e com 10m. de altura.
A ser natural, como tudo indica, será portanto pré-histórico, o que ajuda a validar a minha afirmação de ser o mais antigo monumento do Concelho de Alandroal. No entanto, mesmo sendo uma formação rochosa natural, pelo seu tamanho, forma e por ser único na paisagem, pode ter sido visto na Pré-História ou em épocas mais recentes como um lugar especial.
 
Sabe-se que na zona, existem outras formações rochosas, tais como a Pedra do Cavalo, da Pedra da Mulher, ou Pedra dos Namorados, esta ultima já no concelho de Reguengos e onde as moças casadouras iam atirar um calhau.
Também a Pedra Alçada, estará ligada a alguns contos lendários, dessas lendas também pouco se sabe, falta, também aqui alguma pesquisa etnográfica. Sei que a Pedra Alçada está muito ligada aos contos sobre fertilidade, muito por culpa da sua forma fálica...
Assim compadres e minhas comadres, nas terras de Alandroal, freguesia de Santiago Maior, lugar da Aldeias de Pias, a Pedra da Alçada ou a Pedra do Galo.