terça-feira, 21 de abril de 2015

Bom Dia Alentejo, Topónimo de Avis, Avis, a rainha já andava pelos céus

 
O topónimo não foi tirado da designação posterior da Ordem de Calatrava, fundada pelos monges de Cister, mas, pelo contrário, a referida Ordem é que tomou o nome de AVIS por lhe ter sido doado este lugar por D. Afonso II, em 1211 notando-se que o respectivo castelo foi construído no tempo deste mesmo rei, sendo-lhe posterior a fundação da vila.
(Dos Topónimos e Gentílicos, de Xavier Fernandes, Vol. II – (1944) – Pág. 274).
 
Esta vila cabeça de comarca, e da Ordem Militar de São Bento instituída por El-Rei D. Afonso Henriques estando em Coimbra pelos anos de 1162. Seu primeiro seminário fez em Coimbra; daqui passaram para Évora com a invocação de S. Miguel, cujo antiquíssimo tempo ainda hoje permanece dentro do castelo daquela cidade.
De Évora – amigos meus do mundo – se mudaram os cavaleiros para um lugar alto fronteiro dos mouros, o que (segundo Fr. Bernardo de Brito, livro V da Crónica de Cister pág. 317) foi chamado AVIS, porque indo os descobridores buscando sítio para fazerem a fortaleza, acharam ali postas duas águias em uma azinheira, e como os antigos tinham estas aves favoráveis em seus augúrios, determinaram lançar os fundamentos junto do lugar donde se achavam, e daqui, se tomou o nome de AVIS que em latim quer dizer Ave, e a trazerem os cavaleiros desta ordem em seus selos, e pendões por divisa. Era a forma do seu hábito um escapulário curto com capelo de cor preta.
(Do Dicionário Geográfico, do padre Luís Cardoso – tomo I – (1747) – Pág. 649).
 
 
Foi D. Fernando Rodrigues Monteiro e outro cavaleiro que buscando por ordem de D. Afonso II em 1214 segundo uns e em 1243, segundo outros, um lugar próprio para edificarem povoação, onde devia ter a sua sede a ordem de S. Bento, escolheram este sítio em frente de Vaiamonte e diz-se que lhe deram o nome de AVIS, porque o primeiro facto que lhe chamou a atenção foi verem de voar de uma azinheira, colocada no ponto mais alto do lugar escolhido, duas águias que ali tinham seu ninho, o que para eles foi de bom agouro.
Quando se edificou o convento, lançando-se-lhe a primeira pedra em 1223, também se construiu o castelo e foi este o começo da vila.
(Do semanário estremocense Brados do Alentejo, de 1932).