quinta-feira, 9 de abril de 2015

Bom Dia Alentejo, Crato, a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires


A igreja Paroquial tem por orago Nossa Senhora dos Mártires e foi edificada no século XVIII sobre uma mais antiga, a dez quilómetros de distância da vila do Crato.
Está situada no meio de montados e isolada da povoação.
Fazia parte do Priorado do Crato.
 
A fachada principal, com largo frontão de cantaria e duas pirâmides com coruchéus nos cantos. Pórtico de granito com a cruz de Malta esculpida e um óculo oval. Sobre a fachada, ergue-se a torre sineira pequena e graciosa com quatro olhais e cúpula periforme.
Nas fachadas laterais conservam-se gárgulas interessantes que devem ser os restos da igreja primitiva, hoje desaparecida.
O interior é de uma só nave abobadada com capela-mor e dois altares laterais.

O baptistério está colocado do lado do Evangelho e o coro, bastante interessante, é de três tramos, assentos em arcos de volta redonda e fazendo os dois tramos laterais ângulo central.
O retábulo do altar-mor é uma pintura em tela representando a Virgem e dois Santos, lembrando a maneira de Vieira Lusitano.
Na sacristia, arcaz do século XVII e lavabo de mármore com a cruz de malta.
Junto ao cemitério, perto da igreja, existe um pequeno altar de alvenaria, com frontão, tendo dois azulejos com alminhas e um altar de azulejo verde e branco do século XVI e nele um painel mais moderno com a Senhora da Conceição.
Fonte: Inventário Artístico de Portugal, Luís Keil, 1943