terça-feira, 17 de março de 2015

Bom Dia Alentejo, Tolosa, Apodo de Tolosa, a sucesso despercebido

 
Foto: M.Mendes, http://viladetolosa.blogspot.pt/2013/01/tolosa-antigamente-na-vila.html
Cucos são de Tolosa, concelho de Nisa, distrito de Portalegre.
Entre Gáfete e Tolosa há uma certa rivalidade, sem justificação, é certo que vem de longe, e promete continuar. É assim mesmo.
O Cuco põe os ovos no ninho das outras aves. É preguiçoso, portanto. Não serve neste caso, porque os tolosenses são activos e empreendedores.
É o Cuco ave migratória. Também os naturais de Tolosa têm as suas migrações periódicas, para lutar pela vida e seu justo anseio de melhorar a sua situação económica. Ainda assim, – mes compadres e minhas comadres -, esta posição é relativamente recente e não deve aceitar-se como justificativa para o apodo Cuco.
Ora – pois sabeis lá compadres – se os de Tolosa não são preguiçosos, e emigram há poucos anos para cá, parece-nos que temos de chegar a esta conclusão:
O Cuco também é manhoso, não há dúvidas, e sabe colher proveito da falta de cuidado dos indolentes. Instala-se, impõe-se e o resto se verá.
Fonte: Gentílicos e Apodos Tópicos de Portugal Continental, Edição da Junta Distrital de Portalegre 1973, Alexandre de Carvalho Costa