quarta-feira, 4 de março de 2015

Bom Dia Alentejo, Almodôvar, a Escultura, o Sapateiro que está na rotunda

 
É difícil determinar a origem da vila de Almodôvar, a sua cultura e época. No entanto, compadres e minhas comadres, no entanto há registos de povos árabes, muçulmanos em mapas do século VII, em que a cidade era chamada de Al-Mudura que siginifica "coisa redonda ou cerca redonda".
Almodôvar, terra de sapateiros entre os anos 1940 e 1970. No sul do país, pois vos direi compadres, era a zona com mais indústria manual de calçado com cerca de 200 artesãos.
Os industriais e oficinas trabalhavam com o intuito de participar nas feiras. Por todo o Alentejo os sapatos e as botas tinham fama, pois em todas as feiras havia uma rua com todos os sapateiros, a qual davam o nome de rua de Almodôvar.
Numa rotunda da vila, foi erigida uma impressionante escultura com 6 m de altura em homenagem à arte dos sapateiros desse tempo. A obra em si, é do escultor Aureliano Aguiar. Feita ela, com pedaços de ferro recuperado de todos os tipos.
 

 
 
 
 
Esta é uma escultura que foi concebida em homenagem ao Sapateiro e que visou promover, divulgar e valorizar o ofício tradicional de sapateiro enquanto elemento identitário da Vila de Almodôvar e torná-lo fator de atratividade turística.
Esta impressionante escultura de Aureliano Aguiar, foi construída de forma a relembrar este ofício, que atravessou várias gerações, às vezes dentro das mesmas famílias, e foi considerado, em tempos não muito distantes, um dos principais meios de subsistência do concelho, tendo chegado a contar com cerca de 200 sapateiros no ativo.
Utilizando diversos materiais de ferro velho e com os seus 6 metros de altura, vale a pena parar por 5 minutos para contemplar este magnífico trabalho.