terça-feira, 3 de junho de 2014

Bom Dia Alentejo, Portalegre, José Duro, poeta decadente que lá partiu cedo

 
Na linda cidade de Portalegre, no ano de 22 de Outubro de 1875, na ditosa urbe nascia José António Duro.
Filho de mãe solteira a dona Maria da Assunção Cardoso, e de pai industrial José António Duro. Morre em Lisboa, com 23 anos, a 18 de Janeiro de 1899, um poeta decadentista português.
Foi a tuberculose que o atacava e o marcava, foi ela talvez a ter muita preponderância no seu temperamento escuro, comunicava a sua morte que era certa e próxima, que veio a acontecer alguns dias da publicação do seu livro, Fel, ele escrito no ano de 1898.
A prostituição, a morte, a tuberculose e o desespero são os temas mais recorrentes da sua poesia, por muitos considerada a concretização mais negativista das correntes estéticas decadentistas em Portugal.
Na Escola Politécnica de Lisboa, enquanto aluno, José Duro – como era mais conhecido - desenvolveu o seu interesse pela literatura, a nacional e estrangeira, onde sofre uma influência de diversos autores, como Baudelaire, António Nobre e outros jovens simbolistas de Coimbra, bem como de Antero de Quental, Guerra Junqueiro e Cesário Verde.
Para a memória do poeta José Duro, no ano de 1944, a 23 de Julho de 1944, por iniciativa dos estudantes portalegrenses, na linda cidade de Portalegre, foi erguido o memorial que a foto mostra no lindo Jardim da Corredora. Os versos ali transcritos, da autoria de José Duro, são recordados por todo o estudante que se preze.

Bom Dia Alentejo!