segunda-feira, 22 de junho de 2015

Bom Dia Alentejo, Vila Viçosa, Topónimo de Vila Viçosa, a uma formosa

Reclina-se Vila Viçosa do Alentejo em uma planície ao sopé das vertentes orientais da pequena serra de Borba, onde uns cômoros lhe formam dois pequenos vales, pelos quais serpeiam, na estação das chuvas, outros tantos ribeirinhos, correndo para o levante do sol para se unirem lá e se confundirem mais adiante na ribeira de Borba.
Foi ao vale do sul que os portugueses chamaram VAL VIÇOSO, no tempo das conquistas aos mouros no Alentejo; e daí veio à moderna povoação o nome de VILA VIÇOSA, quando recebeu o foral do concelho português.
(…)
VILA VIÇOSA é chamada também Calípole e os moradores dizem-se calipolenses. Este nome foi-lhe atribuído por André de Resende nas Antiguidades da Lusitânia, escritas em latim, por não saber o seu autor como verter melhor para a língua dos romanos o termo VILA VIÇOSA, do que adoptando aquele nome, já dado no idioma grego a não menos de três povoações antigas.
Vertido à letra, Calípole quer dizer: cidade, povoação formosa.
(Do Compêndio de Notícias de Vila Viçosa – concelho da Província do Alentejo e Reino de Portugal – pelo padre Joaquim José da Rocha Espanca – Prior de S. Bartolomeu da mesma vila – 1892 – Págs. 10-11-13).
E logo, compadres e minhas comadres, e logo, (Dos Topónimos e Gentílicos, de Xavier Fernandes, Vol. II – 1944 – Pág. 399), o compadre a dizer “Vila Viçosa parece querer exprimir a ideia de “terra de frescura, de mimo, de vigor de vegetação, de exuberância de vida”, e tudo isto tem a histórica e linda vila alentejana…