sexta-feira, 5 de junho de 2015

Bom Dia Alentejo, Aljustrel, Moinho, Moinho de Malpique

 
Embora seja conhecida essencialmente, compares e minhas comadres, como sendo terra de mineiros, existem à volta desta vila alentejana, cerca de 15 moinhos de vento. A grande maioria, encontra-se ao abandono ou já não desempenha as funções para as quais foi edificado.
Uma das excepções, não se sabe se é a única, é o moinho a que que actualmente se dará o nome de Moinho do Malpique.
Ele situa-se, numa elevação a sul do centro da povoação e para lá chegar mes compadres e minhas comadres, é necessário percorrer algumas, poucas, centenas de metros em caminho de terra. Apesar disso, deveis ter força no coração de olhos vossos,  aconselha-se a subida a vossemecês, pois de lá é possível abarcar uma bela panorâmica de toda a vila, além de admirar este exemplar, se vos dirá em bom estado de conservação.

Relativamente ao Moinho, a este moinho de Aljustrel que é referido, não é essa a designação correcta, embora se tornasse usual designá-lo assim. Com efeito, em mapas do final do séc. XIX e princípios do séc. XX, este Moinho é referido como Moinho do Maralhas, provavelmente o nome do proprietário da altura.
Posteriormente, já assim nos anos 40/50, assim compadres e que minhas comadres, também era conhecido por moinho do Chico Molheirinho (proprietário desse tempo). Trabalhou até aos anos 70, assim já com outro moleiro…
Dizem as vadias compadres e minhas comadres, assim que para terminar, Câmara Municipal restaurou este moinho, assim nos finais dos anos 80.