quinta-feira, 16 de junho de 2016

Bom Dia Alentejo, Outeiro, Belver, a Ponte, o Lagar... e assim lá uma Azenha

 
 
Ponte – compadres e comadres – ponte, situada na Ribeira de canas, com apenas um arco, que servia de travessia para as populações atravessarem o ribeiro e terem acesso ao lagar e azenha. Assim vossemecês podereis ver, a ponte tá assim um pouco destruída no tabuleiro, assim bocadito doente.

 
Ainda dá para ver, os antigos caminhos de acesso, mas como não são limpos, o acesso a este local torna-se um pouco difícil. Espero, assim o deixo sair do meu coração que um dia a Câmara Municipal do Gavião faça limpeza ao local e torne um local de Percursos Pedestres, visto, nesta ribeira, que junto a esta ribeira, há muito para descobrir…

 
Junto há ponte, pode-se ver um antigo lagar e uma azenha, ambas usavam a força da água. O Lagar apenas se vê as paredes, as tulhas e um pilar ao meio. Já não se vê a grande roda de metal ou talvez de madeira.


Na azenha ainda dá para ver as rodas de pedra e os locais por onde a água passava para fazer rodar as pás e daí moer o milho ou trigo e fazer a farinha.
 
Não muito longe da azenha há outro ribeiro, onde se situava outra ponte, possivelmente também romana, mas infelizmente os anos não perdoam e esta ponte acabou por ruir.