sexta-feira, 3 de junho de 2016

Bom Dia Alentejo, Observatório, Observatório de Avifauna do Outeiro, Belver

 
 
 
 
 
 
 


Compadres e minhas comadres, assim, GPS: 39.492669, -7.891777.

Situado num recanto paradisíaco, assim no meio do silêncio compadres, das flores e da paisagem deslumbrante do Tejo, este é mais um local edílico do concelho de Gavião. Localizado ele junto à localidade de Outeiro, próximo da A23 e a poucos minutos do Museu do Sabão, em Belver, ou da inigualável praia do Alamal.
A localização do Centro de Observação de Avi-Fauna do Outeiro é particularmente interessante pela ampla vista que a partir daquele local se tem sobre o Vale do Tejo. É também interessante pelas várias formações rochosas e em particular pelas suas fragas, tão apreciadas pelas aves de rapina para nidificar.
Conta com diferentes habitats distintos, entre eles: matos (matos), zonas húmidas (cursos de água), áreas rochosas falésias/fragas rochosas), zonas artificiais (terra arada; plantações florestais).
Localizado a 30 KM a jusante da "IBA (IMPORTANT BIRD AREA)" de Portas de Ródão e Vale do Mourão, tomemo-la como referência em termos do potencial deste Centro de Observação. Este sítio alberga a maior colónia de Grifo exclusivamente em território nacional e também outras espécies rupícolas ameaçadas, como a Cegonha-preta e a Águia Perdigueira.
Ainda é possível encontrar o cada vez mais escasso Chasco-preto.
A pois se dirá assim a vossemecês, assim que compadres e minhas comadres, a pois se dirá a vossemecês, se gostam do birdwatching ou se gostam simplesmente de apreciar a paisagem natural, o Observatório de Avifauna do Outeiro, eu vos o digo, é mesmo um local a visitar.
Fonte: cm-gaviao.pt/pt/turismo/observatorio-de-avifauna-do-outeiro)