quinta-feira, 31 de março de 2016

Bom Dia Alentejo, Menir, Menir da Meada, a que da terra de Castelo de Vide

 



 
 
O Menir da Meada - compadres e minhas comadres -, é o mais impressionante e maior monumento megalítico da região de Castelo de Vide, e o maior menir totalmente talhado pelo homem em toda a Península Ibérica.
São cerca de 4 metros de altura a partir do solo que ele tem, com 7,15 m de comprimento total e um diâmetro máximo de 1,25 metros. Assim compadres, assim a medida dele e do seu corpo.
Seguro e possível afirmar, o Menir da Meada foi erguido em pleno Neocalcolítico, na mesma altura em que se construíram as grandes sepulturas megalíticas da região, incluindo a necrópole megalítica de Coureleiros.
Menir da Meada, - compadres e minhas comadres - foi restaurado e reerguido na década de 90, assim do século XX, quando foi possível a ele, devolver-lhe a aparência original, unindo-se as duas partes em que se encontrava fraturado, aquando da sua descoberta em 1965.
A pois assim, fica localizado a cerca de doze quilómetros a norte de Castelo de Vide, e as coordenadas compadres, GPS: N 39 29.756' W 007 26.743'.
Ai que para terminar, ai que eu assim vos o digo.
Foto: Jorge de Oliveira, Mário Mendes, e outralentejo.org