sexta-feira, 1 de abril de 2016

Bom Dia Alentejo, Viana do Alentejo, a Ermida de São Vicente, a Torre que ficou

 
 
Perguntaram-lhe se queria fotografar uma igreja onde vive uma vara de porcos. Assim compadres e minhas comadres,foi a maior conspurcação e profanação de um monumento/templo, mais uma "pérola" para a colecção…
A vara pois já lá não estava. Embora pois sabeis, assim se dirá a vossemecês, houvesse vestígios por todo o lado. Ela certamente devia ter ido passear ao matadouro.
A compadre, vários pormenores lhe chamaram a atenção, nesta ermida, além do estado de degradação, geralmente os contrafortes são característicos do período românico, que é inexistente abaixo da linha do Tejo, ao mesmo tempo aquilo que à partida lhe pareceu uma rosácea emparedada, pareceu-lhe mais um arco árabe, ou compadres, pelo menos com essa influência..

 
É a construção compadres e minhas comadres, uma construção roqueira, ela fundada em data desconhecida do século XVII, no ponto dominante da serra de Viana, com uma altitude de 300 metros, e desde então designada de Alto de São Vicente.
Sofreu profanamento recente, embora em 1851, no coroamento da fachada, os Serviços Geodésicos e cadastrais, houvessem instalado um marco de triangulação do país, obra que foi valorizada nos anos de 1944-62.
Este edifício religioso perdeu-se, ultimamente, com a derrocada de parte das coberturas da nave da totalidade da capela-mor. Possuiu capela pinturas a fresco, que se perderam no tempo. Hoje encontra-se em ruínas, subsistindo a sua torre, de onde se tem uma vista espectacular sobre a planície alentejana.
Fonte: Gastão de Brito e Silva, ruinarte.blogspot.pt