sábado, 5 de março de 2016

Bom Dia Alentejo, terra de Mourão, a Praça de Touros, a Praça Doutor Libanio Esquivel


A praça de toiros de Mourão foi inaugurada no dia 23 de Abril de 1922, com um cartel onde pontificava o matador de toiros espanhol Júlio Conde «El Emeritense», e o cavaleiro amador Inácio Galego.
Anunciava-se ainda «um valente e destemido grupo de forcados», e os bandarilheiros amadores José Agostinho Manta, Agostinho Tubal Carvalho, Carlos Ravasco, José Augusto Roque e Francisco Fernandes. Os oito toiros lidados, eles ostentavam o ferro do Drº Libânio Esquível.
O programa inaugural anunciava que o matador Júlio Conde, estoquearia no final do festejo um «bravíssimo toiro de cinco anos anos», gentilmente oferecido pela senhora D. Hermínia Ramalho Esquível, a Nossa Senhora das Candeias, para cujos cofres revestia o produto da venda da sua carne. (…)
 
Foto: Guia da Cidade, www.getportugal.com
Nesse ano de 1922, e com motivo da inauguração da praça de toiros, as festas em honra de N.ª Senhora das Candeias foram transferidas para Abril, para que a festa fosse só uma.
A praça, mandada construir num descampado dos subúrbios da vila pelo lavrador e ganadeiro mouranense Dr. Libânio Esquível, tem capacidade para cerca de 2000 pessoas, possui um primeiro anel com sete filas de bancadas, com lugares de sombra e sol, e num plano superior, sob arcaria em todo o seu perímetro, camarotes na sombra e lugares de peão ao sol. (…)
A praça de toiros de Mourão – mes compadres e minhas comadres -, é actualmente propriedade do Abrigo Infabtil, instituição à qual foi doada por D. Hermínia Esquível, irmã do homem que fez erguer, o Dr.º Libânio Esquível.