terça-feira, 1 de março de 2016

Bom Dia Alentejo, Fonte, Fonte das Seis Bicas, a terra do Alandroal


A mas ao fundo de uma rua desta terra, desta terra de Alandroal, compadres e minhas comadres uma rua com as cores das laranjeiras, ergue-se a Fonte da Vila, com a idade do séc. XVIII, de mármore branco, a que os compadres eles prestam uma homenagem a ela, assim do tipo em uma quadra:
“Linda cidade de Elvas/ Tem Badajoz defonte/ Mais bonito é Landroal/ Que tem seis bicas na fonte”.
A mas que venham lá daí compadres e minhas comadres, a mas que venham lá daí…
 
Localiza-se esta fonte, num ponto central da vila do Alandroal, na Praça da República, onde se realizam também os mercados periódicos.
Tem  arquitectura barroca compadres, possui um brasão do século XVIII, ladeado por duas esculturas, cada uma com uma inscrição.
Pois que na da esquerda está inscrito “Aqui chora Tetis: Para que te lastimas, viandante sitibundo? Ela que te ama verte lágrimas para que te rias. Bebe", enquanto na direita pode ler-se “Aqui o Deus que reina sobre as águas abriu as bocas do mar para que fuja do peito a cruel sede de Tântalo".
As seis bicas da fonte, compadres e minhas comadres,  representadas por cabeças de leões, denominam-se por Bica das Feiticeiras, Santo António, Reis, Namorados, São Pedro e São João.
Fonte: acasadoconhecimento.blogs.sapo.pt