quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Bom Dia Alentejo, Sousel, o Museu dos Cristos em Sousel, ai sim terra alentejana O guardou

 
 
 
 

A Câmara Municipal de Sousel adquiriu a colecção de imagens de Cristo, por 65 mil contos, em Fevereiro de 1990, à família Lobo, herdeiros de Venceslau Lobo, que foi comerciante de antiguidades e que criou o Museu de Cristo.
De acordo com compadre Manuel Lobo, filho de Venceslau, o acervo do Museu de Cristo é constituído por peças de diferentes épocas, algumas raras, a maioria adquiridas em Portugal e outras em Espanha, incluindo figuras provenientes de diversos países do mundo.
Do espólio, fazem parte crucifixos das mais variadas tipologias, matérias, proveniências e épocas, como Cristos crucificados, crucifixos de pendurar, crucifixos de pousar, calvários e cruzes processionais.
A origem mes compadres e minhas comadres, a maior parte das peças é nacional, mas podem se encontrar exemplares indo-portugueses, africanos, provenientes da Terra Santa, de Espanha ou de Itália.
A coleção é constituída por 1486 peças.
Este museu, o museu dos Cristos, ele esteve quase a ser vendido a um cidadão estrangeiro, e logo na altura que tem coisas de bem, a autarquia de Sousel, presidida pelo social-democrata Torres Pereira, conseguiu adquirir o património cultural, impedindo a sua saída de Portugal.