quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Bom Dia Alentejo, Monforte, Ponte na ribeira de Monforte, um Alentejo que bate ao Norte


No comum aceite, pois mes compadres e minhas comadres , apesar da designação que lhe dão, uma ponte romana, não está lá assim muito bem confirmado o nome que lhe dão, o de uma ponte romana.
Deixando lá a coisa, a galinha ou lá o ovo, é ela classificada como imóvel de Interesse Público, a classificação assim a ela a lhe deu, o Decreto n.º 29/90 de 17 de Julho.

Ponte assim esta feita mes compadres e minhas comadres, com uma composição de sete arcos. Uma curiosidade apresenta ela com uma altura e abertura desigual, indo os mesmos diminuindo do centro para as extremidades, que suportam o tabuleiro de perfil em cavalete e que é protegido por guardas.
Uma estrutura pois que se diga assim a vossemecês, seria ela assim constituída por 12 arcos, no entanto, hoje em dia apresenta sete com abertura e altura desigual, diminuindo do centro para as extremidades. Tabuleiro nela assim rampeado, em cavalete, protegido por guardas e calcetado.
Ponte pois que vos direi mes compadres e minhas comadres, ponte já  existia em 1321 e é assim construída, direi eu a vossemecês, entre os séculos II e IV d.C.