segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Bom Dia Alentejo, Belver, Capela Nossa Senhora do Pilar, a fonte alimenta o Alentejo


Edificada fora do perímetro da povoação de Belver, mês compadres e minhas comadres, se vos dirá a vossemecês, a ermida de Nossa Senhora do Pilar é um exemplar da arquitectura religiosa rural, de finais assim do século XVII. De reduzidas dimensões pois que se dirá a vossemecês, merece referência a decoração a fresco na zona do altar.

Foi mandada edificar por D. António Álvares Heitor, vigário de Belver, como atesta o Levantamento Geral de 1759.
Sabe-se pois assim mes compadres, assim minhas comadres, foi mandada construír pela família Heitor, uma família abastada que tinha fortes ligações a Belver, e que possuíu a capela durante muitos anos, até esta ser cedida à Câmara Municipal de Gavião.

Templo apresenta planta desenvolvida longitudinalmente, composta pelo volume da nave, ao qual foram adossadas a sacristia, do lado da Epístola, e a torre sineira, do lado do Evangelho.
A fachada pois sabeis assim mes compadres, possui portal de moldura rectangular, ladeado por dois janelos e encimado por óculo.
Na empena, assim como que para terminar, foi gravada a inscrição : "PADRE NOSSO AVE MARIA POR QUEM MANDOU FAZER ESTA ERMIDA / HEITOR.