sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Bom Dia Alentejo, Évora, Rotunda Manuel Francisco, a Manel que tinha uma gaita

Com outros cidadãos e alguns autarcas, pois se dirá a vossemecês mes compadres e minhas comadres, Manuel Francisco, compadre foi um dos principais promotores da Volta ao Alentejo em Bicicleta - prova mais importante do panorama ciclista da região e que teve em 2012 a sua 30ª edição.

Foto: Felix Stowe, http://www.panoramio.com/photo/99189415
“Manel da Gaita” foi um empresário do ramo das duas rodas que na sua juventude se notabilizou como ciclista, representando as cores do Juventude Sport Clube, tendo mais tarde sido treinador da equipa de ciclismo do mesmo clube.
A escultura, mes comadres e minhas comadres, a obra de arte mostrada nas fotos, a peça escultórica, ela representa três bicicletas "em movimento”, e pretende a sua linha e o traço o simbolizo e a paixão que o eborense Manuel Francisco, ou Manel da Gaita como por todos era conhecido, sempre dedicou ao ciclismo.
 
Foto e Fonte: http://www.geocaching.com/geocache/GC3RB2G_rotunda-manel-da-gaita?guid=8705d0dc-a8b4-4007-9c5b-89318a7e5c23
É uma peça concebida por Miguel Araújo e criada por Alberto Silva, que se encontra instalada desde 2009 na agora denominada ‘Rotunda Manuel Francisco’, na entrada sul da cidade de Évora, assim no lugar da Horta das Figueiras.