sábado, 8 de novembro de 2014

Bom Dia Alentejo, Aljustrel, Minas de Aljustrel, a uma a duas Tábua de Bronze do romano

 
Portugal Romano com Decebal Desimir Vleja
A notável tábua de bronze das minas de Aljustrel, descoberta nas antigas escombreiras romanas da mina, contendo legislação mineira vigente naquela exploração, estipulando as obrigações a que tanto pessoas individuais, como os estabelecimentos ali existentes, eram obrigadas.
Pode visitar na sala de Arqueologia do Museu Geológico em Lisboa.
 
Aqui foram encontrados, em vários pontos do concelho, vestígios da época romana, em especial ligados à exploração mineira. (…) A vila de Aljustrel é sobretudo conhecida pelas suas minas, exploradas já pelos romanos desde o séc. I. Estas minas possuem diversos filões de pirite complexa, sendo os mais antigos os de Algares e de São João do Deserto e os mais recentes os de Feitais e do Moinho.
A ocupação humana deste local data de há 5.000 anos, durante a Idade do Cobre, conforme está comprovado pelos materiais arqueológicos recolhidos no Castelo. Desde aí nunca mais este território ficou desabitado, contudo, é durante o período romano que a sua ocupação sofreu um grande incremento, com o aproveitamento em larga escala dos seus recursos mineiros, donde era estraído além do cobre, a prata eo ouro.
Em 1876 é descoberta a 1.ª Tábua de Bronze com a parte da legislação mineira romana. Este achado, que foi estudado pelos mais conceituosos investigadores nacionais e estrangeiros, referia a existência do couto mineiro Mettalum Vipascencis. Posteriormente, em 1906 foi encontrada uma 2.ª Tábua de Bronze que veio complementar alguma informação legeslativa, no entanto, a legislação continua incompleta uma vez que falta uma 3.ª Tábua. (…)
Fonte: Dicionário Enciclopédico das Freguesias
Mas calma meus amigos do mundo mas calma, citando ele o Dicionário que atrás o referido, compadre apenas quis mostrar que não é uma, mas sim lá duas. Ele está a dizer que assim o pensa. E assim ele o escrevia numa das páginas do Facebook, assim daquelas que fala e escreve Alentejo.