domingo, 9 de novembro de 2014

Bom Dia Alentejo, Arraiolos, Topónimo de Arraiolos, a grego uma raça de árabe

A “terra dos tapetes”, histórica e antiquíssima vila, sede de concelho do distrito de Évora, tem, segundo se afirma, um nome de origem antroponímica.
Um capitão grego de nome Rayeo teria sido o governador da povoação, a qual tomou esse nome alterado em Rayolos, que depois, com o tempo se transformou em Arrayolos  e ARRAIOLOS. Embora reproduzida por vários autores, não satisfaz a explicação, que é, pelo menos, muito deficiente.
A primeira parte do topónimo tem todo o aspecto da proveniência árabe; todavia, se a origem é grega, como se diz, deve talvez tratar-se de um nome helénico arabizado. Mas, com mais probabilidades de aceitação não será antes um nome propriamente árabe, cognato de arraia ou arraial com um sufixo pluralizado?
A hipótese harmoniza-se melhor com a história local, pois o primitivo povoado corresponde à actual ARRAIOLOS tinha uma designação que aparece grafada com várias formas e que não se relaciona morfologicamente com o nome actual, como deixamos registado no primeiro volume deste trabalho, na parte referente a topónimos extintos.
Calantia, Calantica, Calantria, Calancia e ainda Callancia, variantes com que aparece designada uma antiga povoação, situada na área do actual concelho de ARRAIOLOS.
Dos Topónimos e Gentílicos, Vol. II (1944) – Págs. 267-268, e Vol. I (1941) – Pág. 151, de Xavier Fernandes.
Evoquemos, como Cunha Rivara, o passado da nossa encantadora terra, pois nos foros da sua nobre antiguidade, pode muito bem ombrear com as mais poderosas povoações, não faltando autores que façam remontar a sua origem, ao tempo dos celtas, ou pelo menos, ao dos mouros.
Calantica – a menos de uma légua, para noroeste, onde hoje está a aldeia de Sant`ana, prova-se pela simples inspecção da igreja, formada nos restos de um templo romano. Que o nome da povoação fora a de Calantica, afirma-o André de Resende, com alguns autores; ainda que doutros variem algum tanto a sua ortografia: Calantica, Calantria, Calantia, Calancia e até Callancia.
O Dr. Manuel do Vale de Moura, declarando a sua naturalidade, no livro que publicou. De Incontationibus diz: Patria Calantica. Etimologia.
Outros autores, embora não neguem a existência de Calantica, embora admitam a hipótese de ela ter sido fundada por celtas ou romanos, declaram que nem em lugar nem tempo, ARRAIOLOS se deve confundir com Calantica.
Atribuem a sua origem ao tempo dos sabinos, que ocuparam a cidade de Évora antes de Sertório e deram o governo da vila ao capitão Rayeo, nome grego; deste nome Rayeo se iria denominando Rayolis, corrupto hoje em ARRAIOLOS.
O padre Fr. Henrique de Santo António, na Crónica dos Eremitas da Serra d`Ossa, muito sabedor de etimologias gregas, inclina-se a que do capitão Rayeo se chamasse à povoação de Rayeopolis e daí por linha recta ARRAIOLOS.
De Alguns Apontamentos Históricos sobre a vila de Arraiolos – por Bernardino Godinho – inserto no Álbum AlentejanoDistrito de Évora – Tomo II – 1933 – Pág. 245
Trazem alguns sua origem do tempo dos sabinos, tusculanos e albanos, senhores da cidade de Évora antes de Sertório e que deram o governo de Arraiolos a um capitão Rayeo, nome grego por cuja antiguidade tomou por empresa uma cabeça na forma de uma esfera, e deste nome Rayeo se fez denominando Rayollis, corrupto hoje em Arrayolos.Segundo Diogo Mendes de Vasconcelos foi esta vila fundação dos Galos Celtas quando senhorearam estas comarcas, as quais lhe deram o nome de Calantia ou Calantria.
Do Dicionário Geográfico, do padre Luís Cardoso, Vol. I – 1747 – Pág. 589.
A origem de ARRAIOLOS - amigos meus do mundo - que também se escreve Arrayolos, fundando-se na suposta fonte helénica do seu nome, está em volta em trevas e fábulas, concordando, porém, todos os autores, com quanto sob diversa forma, em que é muito antiga, provindo-lhe a designação de um guerreiro grego chamado “Rayeo”, que a capitaniava, chamando-lhe por esse motivo “Rayolis”, que – como deveis estar na viagem – com o andar dos tempos se corrompeu em ARRAIOLOS.
Do Arquivo Histórico de Portugal – Tomo I – 1899 – Pág. 117
Foto(s): http://clubevinhosportugueses.wordpress.com/2014/04/04/vila-de-arraiolos/