sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Bom Dia Alentejo, Mora, Fluviário de Mora, o primeiro da Europa

Reza uma história alentejana amigos meus, um casal de lontras da Ásia vindos, 2007 o Fluviário de Mora que o colonizava.
Depois de que enamorados eternamente e de ter conhecido os cantos de em casa sua e a explorarem o ambiente envolvente, 2011, a primeira reprodução, ela que é mesmo muito bem-sucedida.
Casal, assim que depois de feliz acontecimento o seu, a sua capacidade reprodutora, ele a tem mantido com uma ninhada a cada ano…


São já 10 os membros desta família de lontras, todos activamente envolvidos no cuidar das quatro crias bebés. A primeira ninhada de lontras nasceu em 2011, onde a Anita, Faísca e Bolota passaram a fazer as delícias dos visitantes e equipa do Fluviário de Mora.
Um ano depois, que a vida vai sempre para a frente, a família crescia novamente, com o casal de lontras Mariza e Cristiano Ronaldo a serem pais de uma segunda ninhada de três crias saudáveis e brincalhonas. No ano passado foram mais duas crias que fizeram esta família crescer.
Esta é uma família de lontras que é da espécie Lontra-de-garras-curtas, e ao contrário da lontra-europeia que também integra a colecção do Fluviário de Mora, formam núcleos familiares de mais de uma dezena de indivíduos. Esta espécie de lontras forma um casal para toda a vida e apenas o casal dominante se reproduz.
O Fluviário de Mora amigos meus, que abriu as suas portas em Março de 2007, é o primeiro grande aquário de água doce da Europa…