segunda-feira, 10 de março de 2014

Bom Dia Alentejo, Topónimo de Vaiamonte, Monforte, o Alentejo vai sempre ter ao monte

 
 O meu prezado amigo Dr. Joaquim António Calado Lopes, natural de Vaiamonte, professor efectivo do 9.º grupo do liceu de Oeiras, comunicou-me, em tempos, a respeito da sua terra o seguinte:
Sobre o nome posso dizer-te que ainda não há muito tempo se escrevia VAI-A- Monte e a terra era chamada SANTO ANTÓNIO DE VAI-A-MONTE.
A tradição oral da origem de VAIAMONTE merece-me poucos créditos.
Acredita-se que num outeiro próximo estivesse edificado uma povoação moura (sempre os mouros!) e que os seus habitantes diziam: vai ao monte, e este monte teria o significado do “monte alentejano” – casa do lavrador da herdade.
As falhas desta tradição metem-se pelos olhos.
Na verdade, existiu a tal povoação no outeiro próximo – mas é muito mais antiga que os mouros. Foi certamente ocupada pelos romanos; já tive em meu poder uma moeda romana de prata, encontrada lá e dizem-me que outras lá têm sido encontradas.
Uma estrada romana a poria em ligação com Monforte e Cabeço de Vide de que existem ainda vestígios, pelo menos duas pontes, uma à entrada de Monforte, outra próximo de Cabeço de Vide.
Esta região foi antigamente muito habitada.
É frequente aparecerem sepulturas que, segundo me disse um professor um professor do Liceu de Portalegre, serem antigas.
Quando meu pai plantou um olival, apareceram algumas; uma caixa rectangular formada de lajes e com um pequeno pote de barro, semelhante às panelas de barro dos nossos dias.
Há também nas proximidades um local onde ainda estão de pé algumas pedras de antas.
Segundo li num número do antigo “Jornal da Situação” de Portalegre, dedicado ao concelho de Monforte, ao tempo em que era Presidente da Câmara Municipal, o Sr. Cláudio de Moura, hoje falecido, VAIAMONTE vinha dos tempos de D. Sancho. Não sei onde conseguiram estes informes, é até possível que sejam gratuitos.
 
 

Na secção Português para todos – da autoria do conhecido filólogo Xavier Fernandes – inserta no “Jornal de Notícias” do Porto, de 29 de Novembro de 1949, lê-se o seguinte:
(…)
Sobre VAIAMONTE duas hipóteses já encontramos algures:
1.º O nome formou-se de vaia, troça, zombaria, e o conhecido subjectivo monte.
2.º O nome resultou da justaposição dos elementos da expressão vai a monte (vai, do verbo ir e, a, preposição).
Registamos aqui estas duas hipóteses a simples título de curiosidade, pois nenhuma delas oferece boas probabilidades de corresponder à verdadeira e, sobretudo, a primeira, que parece não valer um caracol, como costuma dizer o povo.




Bom Dia Alentejo!