sábado, 29 de outubro de 2016

Bom Dia Alentejo, a de Santana, Concelho de Portel, o Tirador de Cortiça é mesmo eterno

 

Das atividades rurais do povo de Santana, - compadres e minhas comadres -, das actividades rurais do povo de Santana, destaca-se pela tradição o trabalho duro, feito à canícula do Verão, da tira de cortiça.
Sim minha gente!
Seja nos sobreiros dos montados da Serra de Portel, seja empenhados em trabalhos noutras regiões, os tiradores de Santana, eles sempre se destacaram pela sua maestria, eles se destacaram pela sua competência.
Sendo assim, Junta de Freguesia de Santana, decidiu honrar a labuta de todo o seu povo, personificando-a na figura do “tirador de cortiça”. 
Ao erigir esta escultura, ao erigir esta estátua, procurou dignificar a actividade das suas gentes, reforçando-se o seu caractér identitário.
Uma obra assim de António Charneca, com a colaboração do seu irmão Francisco, uma obra que foi feita, a este povo de Santana, ela foi mesmo deixada…

  Fonte: Facebook, Santana-Portel



sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Bom Dia Alentejo, Castelo de Vide, as Portas de Castelo de Vide, a uma bonita porta

 





Castelo de Vide apresenta um dos mais importantes e interessantes  conjuntos de portas ogivais actualmente existentes no País. Datando dos séc.s XIV e XV o seu número total é de sessenta e três.
Estas portas encontram-se em muitas das ruas, principalmente na parte mais antiga do Centro Histórico, com grande aglomeração na Judiaria e Rua de  Santa Maria de Cima. Se algumas são simples portas ogivais, sem qualquer decoração, muitas apresentam-se decoradas tanto ao nível das  ogivas, como das impostas e ombreiras.
Como elementos decorativos são empregues as esferas, toros e caneluras, conjuntamente com arestas vivas e motivos vegetais. O peixe aparece numa única porta do séc. XVI (Rua Nova), mas também há estilizações do Sol e das estrelas (Penedo).

 

 




Foto: edping.com, castvide.pt, castelodevide.pt, tripadvisor.com, zivabdavid.blogspot.com, olhares.sapo.pt

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Bom Dia Alentejo, Ourique, Topónimo de Ourique, a uma viagem ao centro


É uma forma moçárabe do visigodo Auricus. David Lopes escreveu:
OURIQUE, provavelmente, é o nome germânico Auricus arabizado, e por isso imobilizado, nessa forma”. Noutros topónimos portugueses – Origo, Oriz, Ourigo, Ouril, Ourilhe e Ourilho – parece haver um elemento inicial proveniente duma raiz comum, o que permitirá aproximar morfologicamente todos esses nomes.
Dos Topónimos e Gentílicos, de Xavier Fernandes, Vol. II (1944 – Pág.. 345

Segundo se vê nos Vestígios de Língua Arábica, obra interessante de Fr. João de Sousa, vem do árabe Orique.
Pinho Leal, que sabia tanto de árabe como eu, de depois de citar a Évora Gloriosa, que dá como etimologia de OURIQUE o ouro proveniente das minas auríferas que abundavam (?) no Campo d`Ourique diz que OURIQUE vem de Orik, nome que os árabes deram ao dito campo depois da batalha. – que Orik é palavra árabe e significa infortúnio, adversidade, desgraça, etc.
Desbancou a sábio arabista Sousa e conclui dizendo – “não se sabe se o nome que Ourique teve antes da grande batalha”.
Herculano também diz, ou parece dizer, que os árabes denominavam o dito campo Orik.
Na minha opinião OURIQUE é vocábulo godo, não árabe, e vem de Honoriqui ou Honoriquizi, patronímico de Honoricus, í, nome pessoal germânico, na idade média vulgar entre nós, que deu Ourique no Alentejo, em Lisboa, Penela, Formoselha ou Montemor-o-Velho.
Deu também Honorgio, antigo nome pessoal, Origo, aldeia, - Ourigo, nome dum sítio da praia da Foz, - Oriz, nome de várias povoações, e freguesias nossas. – Adrigo, povoação e freguesia do Alto Douro, - e Adourigo, povoação nossa também.
Da Tentativa Etimológica Toponímica, de Pedro Augusto Ferreir, Vol. I (1907) – Pág. 235.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Bom Dia Alentejo, a terra do Campinho, o Aeródromo do Campinho, o Concelho de Reguengos de Monsararaz

 
 
 Fonte: roteiro.apau.org/zp_campinho.html

Compadres e minhas comadres, a vossemecês se dirá, a Pista do Campinho. Que sabeis pois, ela fica a 1km a SE do Campinho e que no concelho de Reguengos de Monsaraz.