quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bom Dia Alentejo, a terra de Porto da Espada, a Cratera abrir no chão, foi no concelho de Marvão

 
Fonte: informaticahb.blogspot.pt/2013/04/metereologia-na-freguesia-de-porto-da.html
Na freguesia de Porto da Espada, em Marvão, um técnico da autarquia observa uma cratera que abriu no solo, com cerca de 100 metros de profundidade e 17 de diâmetro, segundo os técnicos.
A causa?
A erosão provocada pela forte precipitação das últimas semanas...

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Bom Dia Alentejo, o Lago, Alter do Chão, a antiga piscína onde a malta nadava

 
Foto: Facebook, Maria João Baltazar
Este Lago, foi um espaço onde os compadres de Alter do Chão, lá passavam o Verão, lá compadres e minhas comadres, lá aprenderam a nadar.
No tocante a nadar, pois sabeis, dando o seguimento, era um bocado complicado. Quem não sabia nadar, se vos dirá a vossemecês, não havia problemas. Levavam o compadre lá para dentro, para o meio, e o compadre ou os compadres, lá se tinham que desenrascar, quase a afogar…
Em 1982, compadres e minhas compadres, este Lago ainda existia. Não se sabe se no presente ele ainda existe, ou se já foi assim na água abaixo.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Bom Dia Alentejo, Santa Maria de Foxes, a Viana do Alentejo, a vestígio templário no castelo de Viana


Na época da dita "reconquista", el-Rei D. Afonso I nosso Senhor e Irmão, estando em recuperação nas termas de Lafões por ter sido ferido com gravidade numa perna, declarou oficialmente que "de todo o território que ajudassem a conquistar a sul do Tejo, a terça parte seria propriedade dos Cavaleiros da  Ordem do Templo".
Efectivamente algumas praças de guerra foram tomadas no Alentejo com a importante ajuda dos Templários Portugueses.
Em alguns lugares, bem dentro do território ocupado pelos muçulmanos, os Templários atreveram-se a criar uma ou outra Comenda apesar da instabilidade militar que essa ocupação representava.
Essas Comendas permaneceram secretas devido ao tipo de pactos estratégicos existentes entre o Monarca português (com seus Irmãos Templários) e alguns comandantes árabes envolvidos na actividade bélica da região.
Santa Maria de Foxes (lê-se fôches) foi uma dessas comendas secretas.

Foto: Foto de verbo
" O pequeno castelo árabe de Al-Batun com a sua mesquita dentro de muros e envolvido por largos fossos de protecção, foi ocupado por uma força Templária durante 5 anos sem que a sua arquitectura militar ou o seu lugar de culto muçulmano tivesse sido tocado ou alterado. A população árabe, em paz e harmonia,  continuou a utilizá-los como se os Cavaleiros do Templo ali não estivessem aquartelados nas dependências mais humildes do castelo.
Ali cultivaram respeito e cortesia.
Ali criaram laços de amizade.
Quando os Templários se retiraram  para norte por questões de estratégia administrativa, a população de lágrimas nos olhos disse ao comandante da milícia portuguesa: "Oxalá naõ foxeis".
Sentido, o Comendador Templário assentou no seu livro de guerra o nome da Comenda que deixava para trás com mágoa: "Santa Maria de Foxes".
Significado que pretendeu dar ao nome com a desculpa da presença dos "fossos" que rodeavam e protegiam o castelo mas que mal disfarçadamente deixava revelar o peso daquelas palavras; "Oxalá naõ foxeis".
Deus quisera que não tivésseis de partir...
Da presença da Comenda secreta de Santa Maria de Foxes, ou Foxem, hoje Viana do Alentejo, ficou apenas esta pedra, cabeceira de sepultura de um Cavaleiro Templário Português, adaptada a seteira e visível numa das muralhas reconstruídas do velho castelo árabe de Al-Batun.
 
Por alguma razão "obscura" estão hoje representados no brasão da Vila dois escudetes com a cruz Templária...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Bom Dia Alentejo, Alcáçovas, o Coreto de Alcáçovas, a madeira que deu em coreto

 
Foto: omelhoralentejodomundo.blogspot.pt
Os primeiros registos, compadres e minhas comadres, os primeiros registos, eles são do antigo coreto desmontável de madeira, assim de 1910. Esta estrutura a que vós pois sabeis, era utilizada na Praça e também no Largo Alexandre Herculano, para que a Banda de Música da Sociedade União Alcaçovense, a grandiosa pois se fizesse ouvir, com as suas lindas  obras e seus lindos repertórios.
Dando seguimento, que a vida é sempre pá frente, alguns anos mais tarde, a partir de 1925, julga-se que terá surgido a ideia entre os Alcaçovenses, para a construção de um Coreto no Largo Alexandre Herculano.
Por esta altura, que pois continuando, já se tinha iniciado, entre a Vila das Alcáçovas e a Cidade de Setúbal, um intercâmbio cultural, que haveria de culminar com a inauguração do Coreto em 29 de Setembro de 1929.
Este intercâmbio, terá existido, pelo facto de nas primeiras décadas do século XX, a Banda de Música da Capricho Setubalense, ser dirigida pelo ilustre Alcaçovense, o Maestro Doménico Maia…
 

domingo, 6 de dezembro de 2015

Bom Dia Alentejo, Pista da Herdade da Zambujeira, o Aeródromo a 5km de Castro Verde

 
Em saibre, mes compadres e minhas comadres, em saibre, e com um comprimento de 450m e uma largura de 15m, a Pista Privada da Herdade da Zambujeira, ela está a 5km de Castro Verde.
A pois sabeis assim compadres, o declive é assim 0%...
Fonte: Roteiro APAU