terça-feira, 3 de novembro de 2015

Bom Dia Alentejo, Santiago do Cacém, Miróbriga, a Vila romana de Miróbriga

 
Fonte: Luís A. D. Liberal, http://www.panoramio.com/photo/59124764
 

 
Foto: Ange,l El Alfa, http://www.panoramio.com/ph
O local arqueológico de Miróbriga, compadres e minhas comadres, como vai assim vossemecês, situa-se nas proximidades da cidade portuguesa de Santiago do Cacém.
Miróbriga, aquela coisa dos romanos sabeis, representa um dos mais marcantes vestígios da ocupação dos romanos no Sudoeste de Portugal.

Foi classificada de Imóvel de Interesse Público, em 1940.

A cidade romana, ai aquela coisa dos romanos, situa-se, estende-se por mais de 2 km, apresentando ruínas de edifícios de habitação, ruas pavimentadas, um hipódromo, termas, uma ponte e um fórum.
O Fórum de Miróbriga encontra-se localizado numa zona chamada de "Castelo Velho", o topónimo de castelo, no sul indica inúmeras vezes ocupação pré-romana. É o caso de Mirobriga.
Foi ocupada já desde a Idade do Bronze, e do Ferro onde beneficiou das trocas comerciais púnicas no século IV a.C.
A partícula "briga" parece indicar a celtização da zona. A ocupação propriamente romana dá-se no século I d.C., e possivelmente teria o estatuto de Estipendiária.

Na época flaviana o desenvolvimento da cidade foi intenso, podendo mesmo ter chegado a obter o estatuto de Municipium, juntamente com Bracara Augusta e Conímbriga.
O que seria provável é que controlava muito possivelmente um território relativamente afastado de si, como é o caso de Sines.
O despovoamento de Miróbriga, estas coisas do presente assim no interior sabeis, terá ocorrido, segundo os testemunhos arqueológicos até agora apurados, no século IV d.C., altura da decadência do império romano registado amiúde em outras cidades.
Fonte: Angel, El Alfa