sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Bom Dia Alentejo, a terra da Portagem, o Moinho da Cova, a Museu a Interpretação


O Centro de Interpretação Cultural e Ambiental do Moinho da Cova, como o próprio nome indica mes compadres e minhas comadres, ele está instalado num antigo moinho de água junto à Praia fluvial do rio Sever, na povoação da Portagem no concelho de Marvão.

A reconversão deste antigo moinho em equipamento de interpretação ambiental e cultural permite reproduzir mês compadres, de forma interativa, uma actividade secular e de elevada importância para a região, a moagem, ou não fosse o Alentejo o celeiro de Portugal.
O Moinho da Cova, - dando o seguimento - com uma localização privilegiada no centro de lazer da Portagem, passagem obrigatória de quem pretende aceder a Marvão ou deslocar-se entre Portalegre e Espanha, ele tem por objectivos apoiar o turismo, a cultura e as tradições locais.
É este edifício constituído por 2 andares, anteriormente, moinho no piso inferior e casa do moleiro no piso superior.

Actualmente, o piso inferior apresenta uma exposição museológica e interativa, permanente, dotada de moderna tecnologia, permitindo que “miúdos e graúdos” de forma interativa, através de ecrãs touch screen, vídeos e objetos, possam conhecer e reviver o passado, ajudando-os a melhor compreender a história e o dia a dia de um moinho de grão com algumas centenas de anos!
Está no piso superior instalada a loja TerriuS, empresa local dedicada à valorização dos produtos locais, como a Castanha de Marvão DOP, a Maçã Bravo de Esmolfe IGP, os Cogumelos da Serra de São Mamede.
Neste espaço comercial – pois compadres e minhas comadres - podeis encontrar algumas das melhores iguarias da região, o melhor vinho e artesanato que existe no Nordeste Alentejano, - o que se dirá – não deixa de ser sempre muita maravilhoso, a alma e que a coração.
Fonte: http://www.cm-marvao.pt/pt/historia-e-patrimonio/museus/moinho-da-cova