sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Bom Dia Alentejo, Alter do Chão, Sepultura da Necrópole Tardo-Antiga da Quinta da Cerca, a Moura andou por lá

A inserção destas sepulturas num contexto mais amplo é difícil de estabelecer, por motivos vários, sendo os mais relevantes, por um lado a pouca importância atribuída a estes monumentos, carecendo, por isso, de um adequado tratamento estatístico em termos morfológicos, tipológicos e/ou distributivos; e por outro lado a deficiente e dispersa produção bibliográfica de que tem sido objecto esta área do Alto Alentejo.
Revista Cidade, Junho/Julho de 1983, Portalegre

As sepulturas antropomórficas, preferencialmente rasgadas em afloramentos graníticos (são conhecidas algumas dessas tumulações rupestres abertas em xistos, embora bastante mais raras), surgem disseminadas um pouco por todo o país, quer isoladas, quer formando vastos conjuntos que constituem autênticas necrópoles.
O facto de se apresentarem sistematicamente violadas, esvaziadas portanto do seu significado último, aliado ao facto de serem, na sua esmagadora maioria, absolutamente anepígrafes, tem levantado dificuldades à sua datação. Há no entanto, referências à utilização de uma simbólica cristã (sinais cruciformes), gravada na sua face exterior.

Actualmente podemos considera-las, em termos cronológicos, como da Alta Idade Média, mais concretamente entre os séculos VIII e XI, tendo o director do Instituto de Arqueologia Alemão de Madrid adiantando que as mesmas são de fábrica Moçárabe, isto é, tumulações cristãs do período de ocupação muçulmana do ocidente peninsular.
“Actas do 1.º Encontro de História Regional e Local do Distrito de Portalegre, 24 a 27/9/1987 – Centro de Recursos e Animação Pedagógica (CRAP) da Escola Superior de Educação de Portalegre”.


Sepultura da Necrópole Tardo-Antiga da Quinta da Cerca (Alter do Chão, Portugal), datada do séc. VII-IX. O adulto é do sexo masculino e tem uma criança deitada sobre o seu corpo. E assim, amigos meus do mundo, e assim, notícia a encontrei,  link, https://www.facebook.com/photo.php?fbid=654242914630467&set=a.262939623760800.69012.100001342941971&type=1&theater, página da amiga, a da amiga “Arqueologia Alter Do Chão”.
Para terminar, vos direi que fiquei contente. Deixai-me exprimir amigos meus do mundo, um estado grato de satisfação, a minha que a pessoal. Ao fim dos anos, a primeira que vejo assim, vos direi que ela está completa. Um património muito rico, de norte a sul deste país adiado, a dar como um pau, que ele tão abundante e que tão salteado...