quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Bom Dia Alentejo, de uma terra de Monforte, Topónimo de Monforte, a montanha alentejana é de alto e forte

 
 
Está fundada esta vila sobre um monte alto e de difícil acesso principalmente do lado do norte, e desta sua posição tirou o nome de Monforte, abreviatura de Monte forte.
O autor da Corografia Portuguesa descreve a configuração da vila do modo seguinte: “É semelhante a uma galé; na proa está a torre de menagem do castelo, com mais de três torres e quatro baluartes, cisterna, cava, e cerca bem fortificada; a proa é a torre em que está o relógio, para a parte sul, ficando toda ela cercada de muros com quatro portas.
(De As Cidades e Villas da Monarchia Portugueza que têm Brasões d’Armas – por I. Vilhena Barbosa – Vol. II – 1860 – Pág. 74).

É de antiga origem – porém, a época da sua fundação é ignorada, e bem assim o nome de seu fundador. É a vila cercada de muralhas, e tem o seu castelo, torre de menagem, e mais quatro torres. A povoação assenta em um alto, segundo o uso das antigas, sempre que queriam fortificar qualquer povoação.
(Do Arquivo Histórico de Portugal – Tomo II – (1890) – Pág. 179).

O nome desta vila está em condições idênticas às de Mon-Beja, isto é, resultou do encurtamento da expressão Monte Forte, o que parece indicar um passado heróico com cercos, combates ou aventuras guerreiras”.
(Dos Topónimos e Gentílicos,  de Xavier Fernandes, Vol. II - (1944) – Pág. (337).