terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bom Dia Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Apodo de Reguengos de Monsaraz, a terra da vinha

À medida que a histórica vila de Monsaraz – bastião importante da linha defensiva da fonteira – perdia importância militar, deixando mesmo de ser sede de concelho, em 1836, as terras de Reguenguinho, Ramila e Mon Real assumiam notoriedade económica e administrativa, tendo sido criado, ipso facto o concelho de Vila Nova de Reguengos (hoje Reguengos de Monsaraz), em 1840, que secundarizou, definitivamente, a povoação de Monsararaz.
Ditos tópicos: Filhos d´ácêpa; As mulheres são borrachêras.
 
Foto: Paulo Moreira, http://retratosdeportugal.blogspot.pt/search/label/Reguengos%20de%20Monsaraz
- Bom Dia Alentejo!
Olá compadres e minhas comadres e lá assim malta, venham daí. Venham a elas.
Sabeis que assim pois compadres e minhas comadres, graciosa terra assim uma terra de - muitos bons vinhos, e uns afamados muitos bons néctares do deus Baco, possuidora ela, eu estou dizendo a vossemecês compadres, de grandes vinhas, com belas e vistosas cepas. Assim pois que o entendeis lá, os seus habitantes passam por ser amigos da pinga, isto é Filhos d`ácêpa.
E as mulheres – estas minhas e doces lindas desta minha terra, esta alentejana – por extensão pois que vos direi a vossemecês mes compadres, mas provavelmente sem grande proveito, passam a ser conhecidas por Borrachêras, como rezam os seguintes versos rifaneiros: As do Campino são bruxas;/ de S. Marcos, feiticeiras,;/ da Cumeada manhosas;/ de Reguengos, borrachêras.
Fonte: J. A. David de Morais, Ditos e Apodos Colectivos, Estudo de Antropologia Social no Distrito de Évora.