quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Bom Dia Alentejo, um Talhão Mouro para o povo, o Silo Neolítico, vai uma Comenda no Alentejo

 
Fonte: Facebook, Professor Manuel Porfírio, Comenda… do Norte Alentejo.

Para lá da publicação exposta, como por ex. o Silo era uma um fosso aberto na rocha, em forma de talha, onde se guardavam os excessos de produção, e que depois de cheio de cereal, era tapado com uma laje, o povo da Comenda nunca falou assim.
Povo da Comenda sempre disse, que não era cereal, era ouro, jóias, pratas, moedas, que os antigos guardavam para estarem em segurança numa talha, dos outros mouros e inimigos que vinham, e que ficava lá sempre no terreno quando fugiam, pois os invasores nunca o sabiam, que lá estava um tesouro no terreno seu conquistado.
Assim o povo o disse e mais…
Depois de tanto tempo e no moderno, diz povo que para tirar tal tesouro, uma pessoa tem que sonhar três vezes, não dizer a ninguém nada sobre o tesouro, não fazer a cama nestes três dias, como deve matar o bicho que lá está a guardar o tesouro, e a que horas é que deve lá ir tirar o tesouro…
E mes compadres e minhas comadres, o que vos digo escrevo e posto, não sei se é verdade, o tal dito e sabedoria do povo. Mas fala-se de um caso na Comenda, de alguém que lá foi pela meia-noite, tirar o tesouro, e de um momento para o outro, de pobre passou a rico.