domingo, 28 de dezembro de 2014

Bom Dia Alentejo, Castelo de Vide, Apodo de Castelo de Vide, Sintra do Alentejo terra de cardadores

CARDADORES – O saudoso investigador e historiador Dr. Possidónio Mateus Laranjo Coelho, em Os Cardadores de Castelo de Vide, incluído na Terra Alta (Antologia de Castelo de Vide)prefácio – mes compadres e que minhas comadres – do ilustre académico Joaquim Leitão, organizada e editada por João António Gordo, Lisboa, 1935, págs. 61 e 62, escreve sobre o apodo CARDADORES o seguinte:
“E muito antiga em Portalegre, e em algumas terras situadas na área do seu distrito, a indústria de lanifícios e teares caseiros, como atestam e comprovam as referências que acerca desta indústria temos visto nos mais velhos diplomas e nas mais autênticas fontes de história da antiga região de Odiana: os forais, as inquisições e os livros dos tombos dos seus municípios.
Depois da capital do distrito, onde a indústria de fiação e tecelagem de lá adquiriu, porém, mais notável progresso e desenvolvimento foi, sem dúvida, na populosa e pitoresca vila de Castelo de Vide, cujos habitantes mereceram por isso epíteto de Cardadores.
Foto: Luis Pires Simäo. https://www.facebook.com/groups/imagensdoalentejo/10153056496825757/?comment_id=10153056527965757&notif_t=group_comment_reply
Este epíteto – assim mes compadres e minhas comadres que estou vos assim dizendo – que a tradição recolheu e vem trazendo dos mais remotos tempos da história da nacionalidade, teve origem na indústria de CARDAR a lá nos simples e primitivos CARDAS ou CARDUÇAS.
Já no Cancioneiro Regional – pois assim mes compadres e minhas comadres – tão abundante – pois vos estou dizendo – e onde nitidamente se reflecte a imaginação viva e facilidade de improvisar tão comum aos alentejanos e às populações do sul do País mais directamente influenciados pelos – compadres – árabes, nos aparece a designação de CARDADORES aplicada ao habitantes da formosa vila, aos castelovidenses. Assim, diz a trova:
Não quero Castelo de vide
Que é terra de CARDADORES
Quero a cidade de Elvas
Onde tenho os meus amores
Foto: Carlos Simão, https://www.facebook.com/groups/imagensdoalentejo/
O mesmo escritor, no seu curioso livrinho Marvão – Elucidário breve de uma visita a esta vila – Lisboa, 1946, págs. 10 e 11, escreve, - o compadre lá escreve -:
“A indústria de lanifícios e dos teares caseiros medrou, com maior ou menor incremento nas três povoações de Portalegre, Castelo de vide e Marvão. Como o atestam, entre outros vestígios, o nome de CARDADORES, dado aos habitantes de Castelo de Vide, em documento registado na Chancelaria real de D. João III.
ESPALMADOS - Vi já não sei onde que os castelovidenses também eram apodados de ESPALMADOS, mas até hoje não consegui saber a razão de tal apodo.
TERRA DO BONECO – Só burlescamente pode ser alcunhada a viçosa vila de Castelo de vide pela – TERRA DO BONECO.
Ouvi dizer que tal designação é por lá ter a estátua de D. Pedro V. A meu ver – compadre que termina -, é até uma honra possuir a estátua desse rei numa praça com o seu nome.
Fonte: Alexandre de Carvalho Costa, Apodos Tópicos Alentejanos, Revista Cidade, Portalegre