sábado, 23 de agosto de 2014

Bom Dia Alentejo, Castelo de Vide, a Lenda de Nossa Senhora dos Prazeres, a Povo Alentejano mão da Fé se entregou

Se Ruy Ventura – pois começamos assim - em seu espaço e assim numa das suas páginas e assim eu vos o digo, http://nortealentejano.blogspot.pt/2011/10/aparicao-de-nossa-senhora-dos-prazeres.html, ele deixa registado três versões, este espaço, este espaço amigos meus do mundo, na pura alma alentejana lhe regista mais uma…

 No concelho de Avis, próximo de Benavila, há uma grande devoção a Nossa Senhora dos Prazeres. A imagem apareceu, dentro do tronco de uma azinheira, a um porquêro, que andava no sítio, onde está a capela. A gente de Castelo de Vide, que aliás fica a muitas léguas, levou a imagem para a vila, mas a imagem fugiu para o lugar, onde tinha aparecido. Os de Castelo de Vide levaram-na outra vez e ela tornou a fugir. Como isto sucedeu várias vezes, eles resolveram-se a erguer-lhe uma capela, que é a que hoje se vê no local. A festa é hoje feita pelos habitantes de Castelo de Vide, e há na igreja vários ex-votos de pessoas doentes desta terra.
Conta-se que uma vez houvera um grande incêndio numa charneca; uma criança muda conta à mãe, por acenos, que havia visto uma mulher ao pé do incêndio, e que imediatamente o vento diminuiu o fogo: era a Virgem a acudir aos matos.
O povo dos arredores tem fé que, trazendo ao pescoço, enfiada numa linha com o auxílio de uma agulha, uma boleta de uma azinheira, que pertencia à Senhora, e que está agora seca e estendida no chão, se livrava de sezões. Esta superstição liga-se com o aparecimento da Senhora e tem sua razão de ser numa região sezonática como aquela.
Fonte: J. Leite de Vasconcellos, Contos Populares e Lendas II Coimbra, por ordem da universidade, 1966, p. 518-520