quarta-feira, 12 de março de 2014

Bom Dia Alentejo, Topónimo de Arronches, Arronches, o ser ou o não ser lhe eis a questão ao Alentejo

 

Em Latim Aruncis. Dizem muitos ser fundada pelos moradores de Aroche. Vila na província de Andaluzia; imperando Caio Calígula, os quais lhe puseram o nome da sua pátria; e corre por tradição, que depois lhe chamaram ARRONCHELA, corrupto no que hoje tem de ARRONCHES, como também o diz Rodrigo Caro, no seu livro de Antiguidades de Sevilha.
Do Dicionário Geográfico – tomo I – 1747 – Pág. 611.

 
Tem-se afirmado que esta vila é sede de concelho do distrito de Portalegre corresponde a uma povoação que se chamou Aruncis e Arronchela. É, todavia, forçado explicar a actual designação por qualquer destes nomes, que só dificuldade e talvez por contaminação por qualquer destes nomes justificariam a forma ARRONCHES.
Por outro lado, uma tradição local, reproduzida por vários autores, atribui a fundação do antigo povoado aos habitantes de Aroche (vila da Andaluzia, tomada pelo rei português D. Afonso III), no tempo do tristemente famigerado imperador romano Caio Calígula (12-41).
Segundo alguns pretendem, ARRONCHES teria resultado da transformação do nome da tal vila espanhola, hipótese que não partilhamos por nos parecer insustentável, qualquer que seja o aspecto sob que a consideremos.
Dos Topónimos e Gentílicos, de Xavier Fernandes, Vol. II – 1944 – Pág. 270.


Foto: http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/search/label/Arronches , http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/2012/03/arronches.HTML

Bom Dia Alentejo!